Você sabia que a iluminação em LED é regulamentada para sua implantação nos mais diversos setores da sociedade? Seja para iluminação pública, ambientes internos ou externos, grandes e pequenas áreas, existe uma norma específica que regulamenta a característica e composição das luminárias LED, para que essas, após instaladas, atendam perfeitamente a atividade realizada naquele local.
Para regulamentação da iluminação no ambiente de trabalho, temos a norma NBR ISO 8995, que irá tratar especificamente de iluminação interna em ambientes onde há o desenvolvimento de uma atividade laboral.
Empresas que trabalham no ramo de iluminação devem conhecer com clareza as premissas dessa norma para oferecer produtos de iluminação para o ambiente industrial, por exemplo. O conhecimento e domínio das normas reflete no resultado e afeta diretamente o trabalho ali desenvolvido, estando relacionado também ao bem-estar, acidentes de trabalho e qualidade de vida para os colaboradores.
Como surgiu a norma NBR ISO 8995?
Primeiramente precisamos entender o motivo de existência da norma e onde ela é devidamente aplicada. A norma foie laborada pela Comissão de Estudo CE-03:034.04, que trabalha com Aplicações Luminotécnicas e Medições Fotométricas do Comitê Brasileiro de Eletricidade – COBEI.
Para elaboração da norma também houve a participação de representantes de empresas projetistas de sistemas de iluminação, fabricantes de produtos de iluminação, laboratórios de ensaios e concessionárias de energia elétrica.
A norma NBR ISO 8995 surgiu em substituição a outras duas normas que regulamentavam a iluminação em ambientes corporativos. A ABNT NBR 5413, a qual tratava de iluminância de interiores ou ambientes internos, sua última revisão ocorreu em 1992 e decidiu-se que esta precisava ser mais abrangente. E em substituição a norma ABNT NBR 5382, a qual trazia especificações para iluminação em ambientes de trabalho, essa norma estava sem atualização há cerca de 28 anos, pois a última alteração é de 1985, mas havia sido publicada inicialmente em 1977.
Pensando em abranger o ambiente de trabalho como um todo a norma NBR ISO 8995 foi criada a fim de aumentar a eficiência do ambiente corporativo, especificando todos os requisitos de iluminação para locais de trabalhos internos e, garantindo assim, condições para que os profissionais desempenhem suas tarefas visuais de maneira eficiente, com segurança e conforto.
O que diz a norma NBR ISO 8995?
Mas afinal, o que diz a norma NBR ISO 8995?
Dentre novos critérios e requisitos do projeto orientados pela norma, podemos destacar alguns aspectos mais importantes, como:
- Controle de ofuscamento;
- Índice de reprodução de cor;
- Iluminação de tarefas;
- Atendimento aos níveis de iluminância recomendados.
Apenas por esses critérios já fica definido o quão importante a norma é para a saúde, bem-estar e qualidade do trabalho dos colaboradores. Isso porque a iluminação das tarefas está diretamente ligado a produção do hormônio pelo corpo, podendo causar sensações de irritabilidade ou se sonolência. Temos um artigo que trata especificamente desse assunto e explica como a temperatura de cor influencia no ambiente de trabalho.
Outro aspecto trazido pela norma é a relevância do profissional para elaboração do projeto luminotécnico, pois somente ele poderá avaliar o local e identificar as demandas de iluminação a serem atendidas pela norma. Assim o projeto poderá atingir os níveis de eficiência e qualidade recomendados e trazer benefícios diretos para os usuários após a instalação das luminárias.
A Liteleds possui um portfólio amplo em diversos segmentos de iluminação, além disso, nossos profissionais são altamente capacitados e possuem experiência em elaboração de projetos luminotécnicos em concordância com as normas de iluminação.
Que tal um orçamento sem compromisso? Entre em contato agora mesmo pelo whatsapp (35) 9 9187-0025.