Combinando de tecnologia e automatização a Liteleds trabalha desenvolvendo produtos para o gerenciamento do sistema de iluminação através de um software de telegestão. Com isso, é possível fazer o acompanhamento do consumo de energia, relatório de possíveis falhas e regular a dimerização das luminárias.
A telegestão pode ser feita através dos módulos de conectividade IoT (Internet of Things), que são pequenos dispositivos facilmente instalados nas luminárias e integrados ao software de gestão da própria Liteleds ou de terceiros. Tal tecnologia permite muitas vantagens relacionadas a eficiência na gestão de parques luminotécnicos em vias públicas, condomínios, rodovias, estacionamentos e áreas de lazer, como pátios, parques e praças.
Para entender como toda essa tecnologia funciona na prática, primeiro temos que entender alguns conceitos interessantes sobre os dispositivos de conexão das luminárias e as possibilidades de explorá-los.
Qual a relação entre relé, controlador e telegestão?
Os relés são dispositivos elétricos que possuem uma função muito específica: abrir ou fechar um circuito. A partir do relé e outros componentes é possível explorar outras funcionalidades, como executar controles e medições mais abrangentes.
Você já deve ter percebido que as luminárias públicas tradicionais ligam no exato momento em que começa a escurecer, isto é, quando há a ausência de luz natural do dia. Isso ocorre porque a grande maioria das luminárias públicas possuem o que se chama de relé fotoelétrico. Ele é capaz de perceber essa ausência de luz após o anoitecer e ligar a luminária.
A base para encaixe do relé controlador se apresenta de 3 formas no mercado, com três, cinco ou sete pinos. O modelo NEMA 5 com cinco pinos e o modelo NEMA 7 com sete pinos são os mais completos e permitem não só a conexão com o módulo SLIN da Liteleds, mas também permite executar todo o gerenciamento remoto das luminárias a partir de um software de telegestão.
Como funciona o módulo SLIN?
O módulo SLIN (Smart Lighting Interface Node) da Liteleds apresenta todas as funções para gestão eficiente da iluminação.
É um dispositivo que pode ser facilmente instalado em qualquer luminária com tomada modelo NEMA. Se conectado ao modelo de tomada NEMA 7, o módulo SLIN eleva o conceito de gestão eficiente da iluminação para um nível muito mais tecnológico e personalizado, pois através dele é possível fazer todo o gerenciamento do sistema de iluminação LED.
Encapsulado no padrão ANSI C.136.41 para o módulo permite gestão dos ativos de iluminação pública, controle de vida útil das luminárias, detecção de falhas no sistema, monitoramento em tempo real de parâmetros elétricos, dimerização para luminárias LED e automatização para gestão inteligente de parques luminotécnicos.
Como funciona a telegestão através do software de monitoramento?
Através do gerenciamento da iluminação pelo software de telegestão é possível não só garantir ganhos de economia através da dimerização do LED, como também altos níveis de eficiência energética. Isso porque essa ferramenta proporciona toda uma análise do sistema como um todo, onde é possível corrigir possíveis erros, verificar o funcionamento adequado das luminárias e monitorar todos os parâmetros elétricos.
O sistema oferece a visualização do parque luminotécnico através de um mapa geográfico, onde é possível verificar as funcionalidades de controle com uma perspectiva mais fiel à realidade de localização das luminárias.
Temos um outro artigo em nosso blog que explica mais detalhadamente todas as vantagens de utilizar um software de monitoramento para seu sistema de iluminação. Conte com a Liteleds para alcançar uma gestão de iluminação altamente eficiência com a instalação do módulo SLIN e um software de telegestão.