Quem acompanha a Liteleds sabe do nosso compromisso com o futuro da iluminação, do investimento em novas tecnologias e da busca por qualidade e aperfeiçoamento. Por isso, separamos alguns tópicos relacionados às tendências de iluminação para 2023, considerando a utilização e expansão de tecnologias já existentes atualmente.
Leia nosso artigo na íntegra e conheça as tendências de iluminação para o próximo ano.
Modernização da iluminação pública
De acordo com a Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (ABCIP), o Brasil possui hoje cerca de 18 milhões de pontos de iluminação pública, no qual a maioria deles ainda é composto por lâmpadas poluentes, como as lâmpadas multi vapores.
Já existe um movimento de parcerias entre iniciativas públicas e privadas para a modernização da iluminação pública brasileira, onde governos municipais têm investido na substituição de lâmpadas poluentes e luminárias tradicionais para as luminárias LED. Elas são muito mais econômicas, com baixíssimo custo de manutenção e até seis vezes mais duráveis do que a tecnologia de iluminação tradicional.
Essa modernização está diretamente ligada ao conceito de smart city, características que as cidades também têm buscado desenvolver e expandir os benefícios para a população.
Expansão da iluminação pública para smart city
Juntamente com a modernização da iluminação pública com a substituição das luminárias atuais por luminárias de LED, vem também o processo de transformação da iluminação pública em iluminação inteligente. E para isso, é preciso aplicar os conceitos de uma smart city.
A tecnologia hoje já nos permite fazer conexões entre dispositivos de iluminação e controladores remotos onde é possível fazer todo o monitoramento do parque luminotécnico através de um software de telegestão.
A Liteleds investe pesado em seus produtos para fazer parte dessa evolução. Por isso desenvolveu luminárias compatíveis com as conectividades desses dispositivos, trabalhando com um produto exclusivo, o módulo SLIN, desenvolvido especialmente para atuar em complementando a iluminação e transformando-a em iluminação inteligente.
Você pode saber mais sobre o módulo SLIN e sobre o conceito de smart city aplicado a iluminação pública através do nosso blog.
Logística reversa
O movimento de expansão e modernização citado nos dois tópicos acima pode gerar uma dúvida com relação ao descarte das luminárias. Pensando no meio ambiente e preocupada como futuro das próximas gerações, a Liteleds desenvolve seus produtos com materiais que podem ser 99,9% recicláveis, desde o corpo da luminária até os componentes que a compõe, como LEDs e drivers.
Em contrapartida há uma preocupação com os equipamentos que estão sendo substituídos. Estes, por se tratar de lâmpadas poluentes, devem ser devidamente manipulados para o descarte seguro e adequado. Esse trabalho é uma tendência de atuação para os próximos anos, já que o processo de expansão da iluminação LED está apenas começando.
Iluminação sustentável
A aplicabilidade do LED se estende para diversos tipos de iluminação, desde a iluminação residencial, interna e externa, esportiva, industrial, comercial e vias públicas. Sua economia e eficiência é um dos grandes fatores que fazem dessa tecnologia a melhor opção em iluminação do mundo.
Porém, investir em tecnologia sustável é também saber aproveitar ao máximo a melhor fonte de luz natural, o sol. E como tendência de iluminação para 2023, há a preocupação dos profissionais e consumidores em otimizar os espaços e construções para aproveitar ao máximo esse recurso natural.