O que são sistemas de telegestão?
Sistemas de telegestão são tecnologias que permitem monitorar, controlar e gerenciar remotamente equipamentos, processos ou sistemas. Eles utilizam a comunicação de dados e redes de telecomunicações para possibilitar o acesso e o controle a partir de locais distantes.
Esses sistemas são comumente empregados em diversas áreas, como de energia, saneamento, saúde e indústria no geral. Eles proporcionam maior eficiência operacional, redução de custos, melhoria na qualidade dos serviços, além de possibilitar a automação e a tomada de decisões baseadas em dados em tempo real.
Na era da conectividade, a gestão eficiente de recursos é fundamental para garantir um ambiente urbano seguro, sustentável e confortável. Um bom exemplo são as Smart Cities, que vêm ganhando cada vez mais notoriedade por trazer a tecnologia de maneira que facilite e colabore com o nosso dia a dia. Nesse contexto, hoje viemos falar um pouco sobre o papel fundamental dos sistemas de telegestão quando aplicados às luminárias pública.
Como esses sistemas atuam na iluminação pública?
Um dos segmentos para implantação do sistema de telegestão é a iluminação pública, onde eles permitem o controle remoto e a monitorização das luminárias públicas. Pensando nisso, nós da Liteleds desenvolvemos o módulo SLIN, dispositivos desenvolvidos para possibilitar a gestão e monitoramento das luminárias viárias.
Características do SLIN:
- NB-IoT/ LoRaWAN Classe C;
- Atualização Remota do Dispositivo (FOTA);
- Funções Adicionais: GPS, 4G, 2G, Bluetooth;
- Medições: Tensão, Corrente, Potência, Fator de Potência, Energia Acumulada, Vida Útil da Luminária;
- Controle de dimerização: 0-10V, 1-10V, DALI;
- Operação: mapa de horários e/ou sensor de luminosidade;
- Detecção de falhas na rede elétrica e na luminária;
- Bateria interna;
- Latitude, longitude e hora local;
- Temperatura de trabalho: -10ºC a +60ºC;
- Alimentação: 100 ~ 277 Vac;
- Proteção contra surto de tensão;
- Relé magnético: até 5 ampere;
- IP66.
Após a instalação das luminárias com esses dispositivos, os pontos de iluminação são identificados e cadastrados e, a partir de então, o módulo permite a gestão dos ativos de iluminação pública, controle de vida útil das luminárias, detecção de falhas no sistema, monitoramento em tempo real de parâmetros elétricos, dimerização para luminárias LED e automatização através do nosso software.
Isso ocorre de modo muito rápido, graças à interação e comunicação entre o sistema de software e o dispositivo hardware em tempo real proporcionadas pelas tecnologias LoRaWAN ou NB-IoT. Uma vez que esses dados são obtidos, pode-se diminuir significativamente os custos de operação e economizar energia sendo, portanto, uma tecnologia sustentável e com ótimo custo-benefício.
Os sistemas de telegestão deixam todo o processo de gerenciamento mais preciso e colaboram para uma redução de custos de maneira sustentável. A implementação desses sistemas requer investimentos, mas traz benefícios significativos para as prefeituras, concessionárias de energia e, principalmente, para os cidadãos. É o avanço em direção a um futuro cada vez mais tecnológico e promissor, e nós da Liteleds temos orgulho de fazer parte disso!