Recentemente, a Liteleds recebeu o certificado de conformidade à norma ISO 9001 de 2015. Em resumo, essa certificação tem como objetivo assegurar boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Essa conquista reforça o comprometimento da marca com a excelência na execução de seus processos, com foco primordial na satisfação do cliente.
Para que essa conquista fosse possível, a Liteleds implementou oito princípios fundamentais de qualidade: orientação para o cliente, liderança, abordagem de processo, abordagem sistêmica para gestão, envolvimento das pessoas, melhoria contínua, abordagem baseada em evidências para tomada de decisões e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.
Do que se trata a norma ISO 9001?
Seguindo uma série de princípios de gestão da qualidade, como a abordagem de melhoria contínua do ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), ela define os requisitos que uma organização deve cumprir para demonstrar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas dos clientes de maneira consistente, além dos requisitos legais e regulamentares aplicáveis.
A ISO 9001 utiliza uma estratégia orientada por processos, considerando riscos, destacando requisitos, valor agregado, desempenho e eficácia dos processos, além de promover aprimoramentos contínuos por meio de avaliações objetivas. A norma fornece um modelo para um sistema de gestão da qualidade que foca a eficácia dos processos, ajudando você a trabalhar com mais eficiência e reduzir as falhas do produto.
Imagem representando a gestão da qualidade
Importância e principais benefícios
A norma possibilita diversos benefícios para as empresas que recebem o certificado. Dentre eles, podemos destacar:
- Competitividade: vantagem competitiva significativa ao atender aos requisitos de certificação de sistemas de gestão para stakeholders, estabelecendo relações comerciais mais sólidas, podendo assim levar a um aumento de negócios fechados;
- Satisfação dos clientes e bom relacionamento: a norma ajuda as empresas a entender as necessidades e expectativas dos clientes, o que pode resultar em produtos e serviços que atendem melhor às suas demandas.
- Credibilidade e reconhecimento: maior reconhecimento e credibilidade interna e externamente a empresa, ao aplicar princípios eficazes de gestão da qualidade em toda a organização e fortalecer a confiança no desempenho do sistema de gestão.
- Organização e direcionamento: presença de uma abordagem estruturada para facilitar a organização interna e melhorar continuamente os processos e, consequentemente, saber onde concentrar os esforços e melhorar a produtividade.
- Redução de custos: ao identificar e corrigir problemas de qualidade, é possível reduzir custos associados a retrabalhos, devoluções e reclamações de clientes.
Em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar diferenciais que proporcionem agilidade e eficiência é crucial. A decisão estratégica de conquistar a certificação reafirma nosso compromisso em fornecer luminárias LED de qualidade e atender nossos clientes com excelência!