Sustentabilidade é um tema muito falado quando se trata de novas tecnologias e globalização, pois sempre há uma preocupação de como o progresso vai afetar o meio ambiente e os recursos naturais do planeta. Por este motivo, em um mercado em constante evolução tecnológica, as empresas que conseguirem manter e investir em sustentabilidade, terão maiores chances de sucesso no futuro.
Mas quando pensamos em sustentabilidade em uma organização nem sempre conseguimos enxergar de forma clara como podemos utilizá-la em benefício do planeta. Nesse momento devemos nos lembrar que o mercado também evolui proporcionando novas opções de produtos, matérias primas e tecnologias mais eficientes, menos poluentes, recicláveis e biodegradáveis.
E existem muitas outras maneiras de começar a atuar com responsabilidade sustentável dentro de uma organização.
Eficiência energética e o futuro sustentável:
Em nosso último artigo sobre eficiência energética, destacamos a importância do selo Procel e de como ele auxilia no processo de escolha de equipamentos mais eficientes e econômicos. Quando se trata de fornecer produtos de iluminação de qualidade a Liteleds se destaca. Justamente porque nossos produtos são projetados especialmente para atingir o máximo de eficiência energética utilizando apenas o recurso elétrico necessário, que pode ser otimizado e gerar ainda mais economia quando usado em conjunto com um software de telegestão.
Não é à toa que nossos produtos atingem padrões de qualidade acima do considerado altamente eficiente pelo Inmetro, e com isso, obtém certificação de luminárias de iluminação pública viária. Você pode conferir mais sobre a certificação dos produtos Liteleds em nosso site.
Cultura e sustentabilidade:
Assim como o perfil totalmente consumista e a prática do excesso e desperdício são aspectos culturais e comportamentais, a sustentabilidade também está diretamente ligado a cultura da sociedade e, quando se trata de empresas, a cultura organizacional.
Empresas que querem adotar comportamentos mais sustentáveis e contribuir socialmente devem olhar primeiramente para dentro, para seus processos de produção, cadeia de suprimentos e seu relacionamento interno.
É necessário pensar como a matéria prima utilizada pode ser reciclada ou reutilizada no futuro, se suas embalagens contribuem positivamente para o ambiente e se o descarte de qualquer resíduo está sendo feito de forma adequada. Simples ações como essas não são efetivamente realizadas se a cultura da organização não deixar claro a preocupação e o objetivo em fazê-las.
Por isso, o comportamento das pessoas reflete na cultura organizacional, sendo responsáveis por tomar as ações necessárias para, ou garantir mais sustentabilidade para a empresa e a para a sociedade, ou para promover mais desperdício e consumo desnecessário.
Impacto econômico e social da sustentabilidade
Quando o conceito de sustentabilidade está alinhado com a cultural organizacional das empresas, é possível atingir um nível maior de produtividade e economia, afinal, a empresa vai estar acostumada a reaproveitar materiais, investir em equipamentos mais eficientes, estará destinando material para reciclagem e descartando resíduos corretamente.
Olhando apenas para uma organização, tais comportamentos podem não dar uma noção do impacto. Porém quando pensamos nas mais de 19,7 milhões de empresas brasileiras segundo o Mapa de Empresas, disponibilizado pelo Ministério da Economia, conseguimos escalar o impacto positivo que ações sustentáveis podem trazer para as empresas e também para a sociedade como um todo.
Assim, as empresas que conseguirem aos poucos, irem remodelando sua cultura interna e direcionando suas ações para processos mais sustentáveis, com certeza estará investindo e proporcionando um futuro melhor para todos, com mais qualidade de vida, mais perspectiva e mais sustentabilidade.